Os gafanhotos são os insectos pertencentes à subordem Caelifera, caracterizados por terem o fémur das pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. Algumas espécies formam enormes enxames que podem devastar grandes plantações; no entanto, essas pragas são utilizadas por alguns povos como fonte de proteína.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
domingo, 17 de maio de 2009
Características das principais superfícies respiratórias dos animais (:
- Tegumento: As trocas gasosas ocorrem pela superfície do corpo. Difusão directa com as células ou indirecta com o fluido circulante.
Exemplo: Animais de pequenas dimensões, como a hidra e a planária. Animais maiores com sistema circulatório e tegumento húmido, como a minhoca !
- Traqueia: Sistema de tubos que se ramificam no interior do corpo. Comunicam com o exterior por espiráculos. As traqueias ramificam-se em traquíolas que contactam com as células - difusão directa.
Exemplo: Insectos, como o gafanhoto !
- Brânquias: Expansões localizadas da superfície do corpo, suspensas na água. Difusão indirecta. A água e o sangue circulam em contracorrente.
Exemplo: Animais aquáticos, como peixes, vermes marinhos, moluscos e crustáceos.
- Pulmões: Superfícies respiratórias invaginadas e em contacto com a atmosfera por canais estreitos - difusão indirecta.
Exemplo: Vertebrados terrestres: anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Superfícies respiratórias nos Animais *
As superfícies respiratórias dos animais t~em em comum as seguintes características:
- São muito finas, geralmente com uma só camada de células;
- Possuem uma grande superfície em contacto com o meio externo;
- Encontram-se sempre húmidas;
- Nos animais com difusão indirecta são muito vascularizadas.
sábado, 16 de maio de 2009
Trocas gasosas nos animais :)
Nos animais, as trocas de gases com o meio externo realizam-se por difusão em superfícies respiratórias. Nestas superfícies, as trocas gasosas podem fazer-se por:
- Difusão directa: Quando as trocas ocorrem directamente entre as células e o meio exterior.
- Difusão indirecta: Quando os gases são transportados por um fluido circulante do exterior até às células, e em sentido contrário.
Chama-se hematose às trocas gasosas que ocorrem ao nível das superfícies respiratórias.
Trocas gasosas nas plantas :)
A fotossíntese, respiração e transpiração são processos que implicam trocas de dióxido de carbono, oxigénio e vapor de água, indispensáveis à vida das plantas. Os estomas são as estruturas que controlam as trocas gasosas entre as plantas e o meio.
Os movimentos de abertura e fecho dos estomas são condicionados pela variaçõa do estado de turgescência das células guarda, o qual é controlado, em grande parte, pelo transporte activo do ião K + .
Factores como a luz, temperatura, vento e conteúdo de água no solo influenciam a abertura dos estomas :)
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Vírus :) [ Curiosidade ...]
O vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Os vírus vivem obrigatoriamente dentro das células porque só se multiplicam nessas condições.
Exemplos:
- Vírus da hepatite A,B,C;
- HIV;
- Influenza;
- Norovirus;
- Rotavirus ;
- [ ...]
Respiração aeróbia
Neste processo, os compostos orgânicos são degradados até compostos inorgãnicos muito simples, dióxido de carbono e água, na presença de oxigénio. O rendimento energético é elevado. A equação geral da respiração aeróbia é a seguinte:
A respiração aeróbia tem quatro etapas, que são elas:
- Glicólise ( ocorre no hialoplasma ) : degradação da glicose ( 6C ) até ácido pirúvico ( 3C ).
- Formação de acetil-COA ( ocorre na matriz da mitocôndria ) : descarboxilação e oxidação do ácido pirúvico ( 3C ) e formação de acetil-CoA ( 2C ).
- Ciclo de Krebs ( ocorre na matriz da mitocôndria ) : ciclo de reacções em que ocorrem descarboxilações e desidrogenações.
- Cadeia respiratória ( ocorre na membrana interna da mitocôndria ) : os electrões do NADH e FADH 2, formados nas fases anteriores, percorrem uma cadeia de transportadores de electrões. O O2 é o aceptor final dos electrões e protões, formando H2O .
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Fermentação
Ocorre no hialoplasma das células, na ausência de oxigénio. A degradação dos compostos orgânicos é parcial e o rendimento energético é baixo. Seres vivos que utilizam a fermentação como único precesso de obtenção de energia designam-se anaeróbios. A fermentação compreende duas etapas, a Glicólise e a Redução do Ácido Pirúvico.
- Glicólise: Degradação da glicose ( 6C ) até ácido pirúvico ( 3C ). Fosforilação da glicose com gasto de 2 ATP.
- Redução do ácido pirúvico: O ácido pirúvico é reduzido pelo NADH. O NAD+ necessário para a glicólise é regenerado.
domingo, 3 de maio de 2009
Curiosidades sobre os Elefantes :D
- Os elefantes comunicam numa frequência sonora de 5 Hz. Assim, se bateres palmas mais rapidamente do que 5 vezes por segundo, os elefantes conseguem ouvir o tom que produziste.
- O elefante consegue cheirar água a uma distância de 5 Km.
- Os elefantes fêmeas têm seios parecidos com o dos humanos.
- Os elefantes são capazes de nadar 32 Km por dia.
- Os elefantes não conseguem saltar.
- O tempo de gestação dos elefantes pode chegar aos 24 meses.
- O elefante é o único animal com quatro joelhos.
- O peso de um elefante recém-nascido é de 100 Kg.
- Os elefantes correm a uma velocidade entre 50 a 65 Km/hora.
sábado, 2 de maio de 2009
Curiosidade sobre as Tartarugas :)
As tartarugas possuem um corpo largo e curto coberto por uma carapaça de osso e revestida de escamas que lhes serve de abrigo. Em vez de dentes possuem um bico ósseo de bordos cortantes com o qual cortam e esmagam os alimentos .Existem três espécies de tartarugas como: as terrestres, que são herbívoras, as tartarugas de água doce e as tartarugas marinhas, que são carnívoras.Estes animais fazem parte da família dos répteis; existem 250 espécies.
As tartarugas detestam o frio e podem hibernar enterradas ou escondidas no fundo dos pântanos sem respirar.
Curiosidade: A tartaruga-aligátor tem um bico cortante capaz de cortar o dedo e até um lápis. Existe uma tartaruga que adora os dedos dos pés dos nadadores !
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Transformação e utilização de energia pelos Seres Vivos :)
Obtenção de Energia
Metabolismo celular é o conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células e que são essenciais à vida. Pelas reacções de anabolismo, as moléculas simples são transformadas em moléculas mais complexas com gasto de energia.
As reacções de catabolismo degradam moléculas complexas em moléculas mais simples com libertação de energia. A energia é acumulada na forma de ATP, que resulta da fosforilação do ADP.
As principais vias catabólicas que permitem transferir a energia contida nos compostos orgãnicos para moléculas de ATP são a fermentação e a respiração aeróbia. Em ambos os preocessos ocorrem reacções de oxidação redução e os electrões são transportados por coenzimas até um aceptor final !
Esta imagem ilustra a estrutura do trifosfato de adenosina, um intermediário central no metabolismo energético.
Subscrever:
Mensagens (Atom)