sábado, 21 de março de 2009

O meu trabalho sobre a Víbora-Cornuda (:

Características Morfológicas:

Pode medir até 70cm de comprimento total;

Cabeça bem definida, de contorno triangular;

Extremo do focinho é muito proeminente, com 3 a 7 escamas apicais que formam um apêndice nasal típico da espécie (daí o nome de Cornuda);

Pupila vertical com íris amarelada ou dourada e com pigmentos escuros;

Corpo relativamente grosso e coberto dorsalmente por escamas fortemente carenadas (com uma saliência longitudinal).

Habitat:

É uma espécie mediterrânica que necessita de locais com boa insolação. Deste modo, habita zonas abertas nos limites dos bosques e matas ou em bosques pouco densos, carvalhais, pinhais e zonas de matagal. No Sul habita também dunas costeiras e areais. Embora os substratos rochosos sejam preferidos por esta espécie, não são um factor que limite a sua presença, pois também habita solos arenosos e com certa vegetção que lhe serve de refúgio.

Comportamento:

É uma espécie de hábitos essencialmente diurnos, no entanto, pode apresentar actividade crepuscular ou nocturna durante o Verão. Tem um período de hibernação desde finais de Outubro/Novembro até Fevereiro/Março. A grande maioria da sua actividade desenvolve-se no solo, onde se desloca por meio de ondulações laterais do corpo que conduzem ao ziguezaguear característico destes animais.

Alimentação:

As víboras predam sobre uma grande variedade de presas, como lagartos, lagartixas e outros répteis, musaranhos, toupeira, ratos, pequenas aves, peuqenos anfíbios e invertebrados com escorpiões e centopeias.

Reprodução:

A cópula (acasalamento) tem lugar entre finais de Março e Maio. Por vezes existe um segundo pico reprodutor em Setembro-Outubro. As víboras-cornudas são ovovivíparas (animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe). Os partos dão-se em Agosto, nascendo entre 4 a 9 crias. De um modo geral, as fêmeas não se reproduzem todos os anos.

Sem comentários: