Sabem por que é que o Canguru pode ir para a Faculdade?
Porque tem BOLSA !!
^^
Características Morfológicas:
Pode medir até 70cm de comprimento total;
Cabeça bem definida, de contorno triangular;
Extremo do focinho é muito proeminente, com 3 a 7 escamas apicais que formam um apêndice nasal típico da espécie (daí o nome de Cornuda);
Pupila vertical com íris amarelada ou dourada e com pigmentos escuros;
Corpo relativamente grosso e coberto dorsalmente por escamas fortemente carenadas (com uma saliência longitudinal).
Habitat:
É uma espécie mediterrânica que necessita de locais com boa insolação. Deste modo, habita zonas abertas nos limites dos bosques e matas ou em bosques pouco densos, carvalhais, pinhais e zonas de matagal. No Sul habita também dunas costeiras e areais. Embora os substratos rochosos sejam preferidos por esta espécie, não são um factor que limite a sua presença, pois também habita solos arenosos e com certa vegetção que lhe serve de refúgio.
Comportamento:
É uma espécie de hábitos essencialmente diurnos, no entanto, pode apresentar actividade crepuscular ou nocturna durante o Verão. Tem um período de hibernação desde finais de Outubro/Novembro até Fevereiro/Março. A grande maioria da sua actividade desenvolve-se no solo, onde se desloca por meio de ondulações laterais do corpo que conduzem ao ziguezaguear característico destes animais.
Alimentação:
As víboras predam sobre uma grande variedade de presas, como lagartos, lagartixas e outros répteis, musaranhos, toupeira, ratos, pequenas aves, peuqenos anfíbios e invertebrados com escorpiões e centopeias.
Reprodução:
A cópula (acasalamento) tem lugar entre finais de Março e Maio. Por vezes existe um segundo pico reprodutor em Setembro-Outubro. As víboras-cornudas são ovovivíparas (animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo alojado dentro do corpo da mãe). Os partos dão-se em Agosto, nascendo entre 4 a 9 crias. De um modo geral, as fêmeas não se reproduzem todos os anos.
A fotossíntese típica dos cloroplastos também é realizada por bactérias, as cianobactérias.
Na fagocitose, a célula emite prolongamentos, denominados pseudópodes, que englobam a partícula, formando uma vesícula fagocítica que se destaca da membrana para o interior do citoplasma (faça "Actualizar" ou "Recarregar" no seu browser para observar a animação novamente).
A fagocitose constitui o processo digestivo de muitos organismos unicelulares como a amiba, mas também pode ser observada em células animais como os macrófagos do sistema imunitário (mecanismo de defesa contra bactérias, células cancerosas e outras partículas estranhas ao organismo).
A pinocitose constitui um processo semelhante, no qual as substâncias que entram na célula são substâncias dissolvidas ou fluidos, pelo que as vesículas pinocíticas são de menores dimensões. Este tipo de transporte de materiais ocorre, por exemplo, no epitélio intestinal.