sexta-feira, 26 de setembro de 2008

As Rochas, arquivos que relatam a História da Terra

As rochas são os materiais que constituem a maior parte da massa sólida da Terra. As mais comuns à superfície são as rochas sedimentares, pois são aquelas que se formam à superfície da crusta. Para além destas existem ainda rochas magmáticas e rochas metamórficas. As rochas fornecem informações sobre o passado da Terra e relacionam-se entre si formando o Ciclo das Rochas! As rochas são continuamente formadas, destruídas e recicladas, constituindo o conjunto destes acontecimentos o Ciclo das Rochas. As rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas expostas à superfície da Terra são continuamente desgastadas pelos agentes de geodinâmica externa dando origem a sedimentos. Os sedimentos vão ser transportados e depositados, sofrem diagénese, e dão origem a rochas sedimentares. A exposição das rochas a condições de pressões e temperaturas elevadas pode levar á sua Metamorfização, dando origem a rochas metamórficas.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Os Fósseis

Os Fósseis são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar. Preservam-se como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegadas. A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino fossile que significa "desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.

domingo, 21 de setembro de 2008

A Terra e os seus subsistemas em interacção

Entenda - se por Sistema, qualquer conjunto de elementos em interacção, constituídos por matéria e energia, independentemente da sua dimensão.Quando se verificam alterações de matéria e energia o sistema diz-se dinâmico.Existem três tipos de Sistemas, nomeadamente:Sistema Isolado - Quando não há trocas de energia e de matéria com o seu meio envolvente. Este tipo de sistemas são raros na Natureza, no entanto, podem ser obtidos em laboratório.Sistema Fechado - Apenas se constatam trocas de energia, conservando - se a matéria no interior do Sistema.Sistema Aberto - No sistema são detectadas trocas de matéria e energia, com o seu meio envolvente. Este tipo de Sistemas é o mais frequente na Natureza. Subsistemas Terrestres: O Sistema Terra é constituído por quatro subsistemas abertos, que são eles: - A Geosfera, constituída pela massa sólida da Terra. - A Atmosfera, invólucro gasoso que rodeia a Terra. - A Hidrosfera, massa total de água líquida à superfície do planeta. - A Biosfera, conjunto de todos os seres que povoam o planeta.
Estes interagem entre si de uma forma dinãmica e complexa, influenciando-se mutuamente através de cíclicas e contínuas permutas de matéria e energia ocorridas ao longo do tempo geológico.Assim, qualquer alteração num dos subsistemas pode comprometer o equilíbrio global do Sistema Terra, pelo que se impõe uma visão global de todo o conjunto. Reflexão: A Terra constitui um sistema dinâmico, no qual ocorrem trocas de energia com o exterior, mas cujas trocas de matéria não são significativas. Considera-se por isso um sistema Fechado.As principais fontes de energia do Sistema Terra são: a Energia Solar, proveniente do Sol, e que é importante para desencadear reacções bioquímicas e impulsionar o ciclo hidrológico, e uma energia interna, a Energia Térmica, proveniente do interior do nosso planeta, e que é o principal motor dos movimentos das placas tectónicas e do ciclo das rochas.Nota:* Há ainda quem considere a criosfera como um subsistema terrestre, esta é constituída pelas massas de gelo.* A água é uma substância comum a todos os subsistemas Terrestres.
Nota:
* Há ainda quem considere a criosfera como um subsistema terrestre, esta é constituída pelas massas de gelo.
* A água é uma substância comum a todos os subsistemas Terrestres.

sábado, 20 de setembro de 2008

Extinção dos Dinossáurios

Os Dinossáurios, no decurso da sua longa "caminhada " de mais de 170 milhões de anos sobre a Terra "assistiram" à abertura do Atlântico, à formaçao e destruição de grandiosas cadeias de montanhas, "viveram" períodos de excepcional actividade vulcânica e "viram" aparecer as primeiras flores e as primeiras aves, tendo sobrevivido sempre, adaptados aos mais variados ambientes. Tendo dominado como "Senhores do Planeta" durante tão vasto intervalo de tempo, extinguiram-se da face da Terra, de forma radical e abrupta, há cerca de 66 Ma, num curtíssimo lapso de tempo, que marca a passagem do Mesozóico ao Cenozóico, isto é, no topo do Cretácico.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A Geologia (':

A Terra é um planeta vivo e os seus continentes estão em constante movimento, devido à dissipação de calor do interior do planeta.A Geologia é a ciência que estuda a origem e a evolução do nosso planeta, através da análise das rochas e dos seus minerais. As rochas que formam os continentes e os fundos oceânicos registam os fenómenos de transformação da superfície e do interior da crosta terrestre.E muito mais há ainda para explorar...!